Os usos da toxina botulínica — Curitiba

Os usos da toxina botulínica — Curitiba

Independentemente do que muitas pessoas pensam, a toxina botulínica tipo A não serve apenas para fins estéticos, mas também para muitas outras formas de prescrição presentes na Medicina.

Justamente por ser uma referência entre os relaxantes musculares, muitos são os problemas que podem ser tratados com botox, como por exemplo: espasmos frequentes, sequelas oriundas de problemas neurológicos e esclerose, assim como outras doenças que fazem com que os músculos se mexam de forma involuntária.

Falando nisso, pode-se dizer que o botox foi primeiramente indicado para ser usado como um remédio para estrabismo. Alguns médicos afirmam que atualmente existem mais de 80 funcionalidades para o botox no ramo da medicina.

Para algumas doenças na bexiga, o paciente tem a perda do controle desse órgão, por conta das contrações involuntárias dos músculos e, consequentemente, o aparecimento de quadros de incontinência urinária. Ainda de acordo com alguns especialistas, não são notados efeitos colaterais do botox nesse tipo de tratamento.

Estética e medicina

A toxina botulínica está presente no ramo estético a um bom tempo. No começo de tudo, era utilizada apenas para tratar marcas de expressão do rosto, porém, nos dias de hoje seu uso em outros locais está cada vez mais comum, como por exemplo, no tratamento contra o excesso de suor na região das axilas. Muitos médicos, porém, ressaltam que a indicação para uso do botox deve ser correta, já que nem todo problema pode ser resolvido com ele.

Já para a aplicação no rosto, a aplicação dura cerca de meia hora e possui efeitos que podem se prolongar por até 6 meses. É importante saber que a partir do momento da aplicação até seis horas depois não se pode fazer exercícios físicos, andar de avião ou mover o rosto de maneira extrema.

Por fim, como o botox não busca dar volume a região de aplicação e sim, relaxar a musculatura e evitar o aparecimento de novas rugas e linhas de expressão. Em geral, após 6 meses, é necessário retocar a toxina botulínica com uma nova sessão, para manutenção dos resultados.

Deixe uma resposta